Após um aumento significativo no número de incêndios em agosto, o governo do Tocantins tomou uma medida emergencial. Com mais de 8 mil focos de calor em todo o estado, foi anunciado um repasse de mais de R$ 1 milhão para a contratação e treinamento de novos brigadistas para combater os incêndios florestais.
O repasse foi aprovado em uma reunião do governo com os órgãos envolvidos no Comitê do Fogo, sendo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) responsável pela contratação. A quantidade de vagas e a data de início das contratações ainda não foram divulgadas, mas os brigadistas irão auxiliar o Corpo de Bombeiros nas operações de combate aos incêndios.
De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o estado do Tocantins ocupa a 5ª posição no ranking nacional de focos de calor, representando um aumento de 61% em relação ao mesmo período do ano anterior. Muitas cidades como Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Rio Sono e Lizarda registraram um alto número de queimadas ao longo do mês de agosto, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
As queimadas têm causado impacto na saúde, no meio ambiente e na infraestrutura do estado, gerando prejuízos também na rede elétrica. Com várias regiões afetadas, incêndios de grande proporção em áreas rurais têm alarmado autoridades locais e a população. É importante ressaltar que o Tocantins enfrenta uma das piores estiagens dos últimos anos, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais.